0

5 benefícios de contratar um freelancer de programação

Um freelancer de programação nada mais é do que um profissional qualificado que está disponível para aceitar diversos projetos e pode desenvolvê-los do jeito que você, cliente, está precisando.

André Alencar

em 19/03/2021

Pode existir uma certa desconfiança quando falamos em contratar freelancers - sejam eles de qualquer ramo - para criar uma solução para o seu negócio.

E quando falamos de tecnologia, essa desconfiança é ainda maior e cria-se a ideia de que não é possível achar o profissional que vá atender a todas as suas demandas, sem abandoná-lo no meio do caminho. Mas é também com essa modalidade de trabalho que você vai achar a pessoa que irá executar cada ideia, do jeitinho que ela deveria ser.

Para que você possa escolher contratar um freelancer de programação sem medo, separamos algumas dicas e vantagens de optar por esse tipo de serviço. Confira!

O que levar em consideração antes de contratar um freelancer de programação

É importante ter em mente que um freelancer trabalha com uma agenda e também para outros clientes. Por isso, vê-lo como uma pequena empresa, com outras demandas e compromissos é o primeiro passo para se dar bem com profissionais que atuam deste modo. Ele não possui um contrato de exclusividade, mas se compromete a entregar o seu projeto nos prazos combinados.

Vantagens de contratar um freelancer de programação para o seu projeto

O principal diferencial de contar com um freelancer de programação para lidar com seus projetos é que apenas os profissionais verdadeiramente interessados no que você tem a desenvolver entrarão em contato.

Diferente de empresas de TI, que acabam pegando os mais diversos projetos para compor seus portfólios e crescer a influência no meio tecnológico, o freelancer busca por especialização e por projetos que lhe agradam. Por exemplo, se você busca desenvolver um app específico para Android, apenas programadores com especialização no assunto vão entrar em contato com orçamentos e prazos.

Redução de custos

Quando falamos de projetos tecnológicos já pensamos logo em procurar uma empresa de TI que possa lidar com assunto, já que desta forma não precisamos nos preocupar com nada além de receber o resultado.

Mas quando optamos pela terceirização do serviço devemos levar em consideração que empresas desse porte devem arcar com custos de funcionários, aluguel, investimento em infraestrutura e por assim em diante. Esses custos acabam aparecendo nos valores cobrados pelas empresas, que precisam oferecer vantagens competitivas para seus funcionários e ao mesmo tempo ter lucro no segmento.

Um freelancer de programação por outro lado, que não possui vínculo empregatício e presta serviço de forma ocasional não terá em seu orçamento arcar com estes custos e por isso poderá passar um valor muito mais acessível para o seu projeto.

Contato direto com o programador

Quando lidamos com agências sempre falamos primeiro com um líder, que vai passar este projeto para o programador mais indicado para criar o que você está pedindo. Desta forma, você nunca está de fato falando com o programador responsável pelo seu projeto quando quer resolver pequenas questões, fazer demandas e até mesmo explicar com exatidão quais resultados você espera obter ao longo do caminho.

Quando falamos de contratar um programador freelancer, estamos falando de contato direto com a pessoa que vai tocar o seu projeto, da concepção ao fim, conforme os combinados feitos na hora da contratação do serviço. Em alguns casos, o programador está sempre disponível para resolver dúvidas e receber informações relevantes ao projeto.

Possibilidade de contratar profissionais do Brasil todo

Se não a maior das vantagens, a possibilidade de contratar profissionais do Brasil todo assegura a sua empresa, de que não irá faltar mão de obra para o seu projeto. Isto abre também uma grande oportunidade para conhecer programadores freelancers com diversas bagagens, aprendizados e formas de trabalhar.

Essa diversidade de conhecimentos, aliada aos benefícios do home office aumentam a produtividade, agilidade e qualidade do projeto. Você pode também utilizar esta modalidade de trabalho para formar equipes de freelancers com diversos objetivos para acelerar ainda mais o andamento da sua ideia.

Onde achar programadores freelancers de qualidade

Ainda que as vantagens de se contratar programadores freelancers sejam enormes, ainda assim pode-se ter alguma desconfiança ao considerar a contratação de um profissional que atue desta forma. Mas é exatamente por isso que existem soluções como a Codefreela, que abrem espaço para empresas e profissionais encontrarem o trabalho e a pessoa perfeita para fazê-lo.

Aqui, por exemplo, abrimos espaço para que você exponha o seu projeto, descreva qual será o papel do programador durante o mesmo e quanto tempo será necessário para desenvolvê-lo. Desta forma, apenas pessoas qualificadas, interessadas e que estão dentro dos seus requisitos irão se candidatar para realizá-lo e você pode escolher o programador que mais lhe chamou atenção.

Leia mais: Invista em profissionais freelancers !

Quando fala-se de trabalhar com profissionais freelancers sempre aparecem histórias sobre o assunto, apontando defeitos do modelo de trabalho freela ou que a apontam como uma das melhores experiências possíveis para trabalhos. Cabe a você decidir como será a experiência! Quer descobrir? Dê uma olhada na plataforma do Codefreela e tire a dúvida você mesmo!

Veja também

Como cadastrar um Projeto na Codefreela? Vem tirar a sua ideia do papel!
Quer saber como cadastrar um projeto na Codefreela? Então esse conteúdo é pra você! Separamos algumas dicas e prints de tela, para ajudar você a fazer a melhor descrição para o seu projeto e garantir que nenhuma informação importante seja esquecida. Acompanhe:
Como manter o crescimento saudável da sua Startup?
Manter uma Startup é um desafio e tanto. O crescimento deste modelo de negócio é rápido e palpável.
Conheça 5 cursos totalmente gratuitos e online na área de TI
De um tempo para cá, à medida que a tecnologia avança, essa palavra — ou seria uma sigla? — vem se popularizando, quem nunca ouviu falar em TI?
Criar um app - Entenda quais são os passos para criação de um aplicativo de sucesso
Criar um aplicativo do zero é sempre um desafio e por esse motivo necessita de um planejamento bem executado para chegar ao sucesso que você objetiva. Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos usuários e há espaço para todos os desenvolvedores de app no mercado de trabalho.
Invista em profissionais freelancers !
Quem exige qualidade e compromisso usa CodeFreela! Invista em profissionais desenvolvedores qualificados. No CodeFreela você encontra o Desenvolvedor ideal para a sua empresa. Envie seu projeto e receba propostas.