0

Conheça 5 cursos totalmente gratuitos e online na área de TI

De um tempo para cá, à medida que a tecnologia avança, essa palavra — ou seria uma sigla? — vem se popularizando, quem nunca ouviu falar em TI?

André Alencar

em 11/05/2021

 O mercado de TI vem ganhando espaço e cada vez mais pessoas escolhem seguir carreira nessa área, que só tende a crescer.

Mas, afinal, o que é TI?

Uma área chamada Tecnologia da Informação, ou seja, TI. Então, podemos chegar a conclusão que TI é uma sigla.

É importante definir também, IT, que nada mais é do que Information Technology. O termo em inglês para Tecnologia da Informação.

Para os profissionais que trabalham na área, é muito comum que essas duas siglas sejam utilizadas durante as atividades rotineiras de trabalho.

Para facilitar, trouxemos o significado literal da palavra Tecnologia da Informação:

“Esse é um termo comum para definir todos os recursos de tecnologia para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. No geral, a definição de TI não inclui tecnologias incorporadas, que não geram dados para o uso das empresas.”

Como dissemos lá em cima, a área de TI só vem crescendo em todo mundo, e todas, absolutamente todas as grandes empresas possuem um setor totalmente dedicado à Tecnologia da Informação.

Mas isso não quer dizer que apenas as grandes empresas necessitam de um profissional de TI, muito pelo contrário, a pequena empresa para iniciar bem no mercado de trabalho necessita de um profissional de TI que possa auxiliar no desenvolvimento das atividades daquela empresa.

Por isso, é muito importante que as pessoas que desejam ingressar na área, que a cada dia cresce mais e mais, tenham uma formação que possibilite a prática no mercado de trabalho.

Decidimos então indicar cursos totalmente gratuitos para que você possa se capacitar na área de TI e poder atuar em empresas dentro e fora do Brasil.

Google Ateliê Digital

Essa plataforma disponibilizada por uma das maiores empresas da área de tecnologia do mundo é uma boa maneira de iniciar essa lista.

O Google possui uma plataforma com diversos cursos, o Ateliê Digital. Lá será possível encontrar cerca de 19 cursos que compõem as competências de um profissional do TI. Marketing Digital, Tecnologia e Big Data são alguns componentes curriculares disponíveis na plataforma.

Um ponto negativo é que apenas o curso Fundamentos do Marketing Digital emite certificado, mas é uma boa alternativa para adquirir conhecimentos importantes para atuar na área de freelancers de TI.

Sympla

O site da Sympla disponibiliza uma série de eventos online, workshops e cursos para quem tenha interesse em se capacitar em TI.

Com uma plataforma totalmente dedicada ao ensino em EaD, além disso, a empresa pode auxiliar os profissionais que desejam se capacitar, pois possui uma grande que inclui os primeiros contatos com a tecnologia.

Há cursos e workshops que não emitem certificados, porém, há possibilidade de se planejar melhor para acompanhar as aulas.

TIMTec

O Instituto TIM criou o serviço da TIMTec, lá os usuários poderão ter uma experiência muito importante para a capacitação de profissionais que, após os cursos, podem atuar como freelancers na área de TI.

No site é possível encontrar cursos e material para iniciar a formação de forma completa, cursos como Introdução à Linguagens de Programação, Java e formação em JavaScript estão disponíveis na modalidade de ensino EaD.

As aulas são em formato de vídeo e possuem uma divisão que facilita a absorção do conteúdo. Os cursos possuem indicação de links para aprofundar o conhecimento em TI, material de apoio e área para anotações.

Brasil + Digital

Essa plataforma oferece uma variedade enorme de cursos que podem ajudar a formação de profissionais que queiram atuar como freelancers em TI.

O Brasil + Digital possui cursos que totalizam 1500 horas de conteúdo exclusivo na área de TI. É possível encontrar módulos desde o pacote Office e Softwares Básicos, há também a possibilidade de programar do zero, aprender a interagir com linguagens de programação e com as tecnologias mais conhecidas da área.

No site é possível acessar uma área que indica quais são as vagas disponíveis pelo Brasil para atuação em TI e emite certificado após a conclusão dos cursos.

Fundação Bradesco

A Escola Virtual do Bradesco oferece cursos completos e também emite certificado após a conclusão do curso.

Na escola é possível aprender sobre banco de dados, desenvolvimento de softwares e aplicativos de celular, além de disponibilizar cursos com ênfase em governança de TI e infraestrutura de redes.

Um ponto importante para destacar é que os cursos, embora gratuitos, possuem prazo de 60 dias para a conclusão. Pouco focado em vídeo aulas, os cursos da Escola Virtual possuem um vasto acervo de material didático, oferece mini desafios e testes para fixar o aprendizado.

Seja um freelancer na área de TI

Há diversas possibilidades de formação e capacitação na internet, nós te apresentamos apenas algumas das alternativas e queremos motivar o seu aprendizado.

Cada vez mais empresas precisam de profissionais da área de TI, essa é uma das áreas que mais cresce no mundo.

Não deixe de se capacitar.

De brinde nós vamos deixar um link dos cursos da FGV também, todos são gratuitos e podem te ajudar ainda mais no aprendizado para que você possa ser um excelente freelancer de TI.



 

Veja também

5 benefícios de contratar um freelancer de programação
Um freelancer de programação nada mais é do que um profissional qualificado que está disponível para aceitar diversos projetos e pode desenvolvê-los do jeito que você, cliente, está precisando.
Como cadastrar um Projeto na Codefreela? Vem tirar a sua ideia do papel!
Quer saber como cadastrar um projeto na Codefreela? Então esse conteúdo é pra você! Separamos algumas dicas e prints de tela, para ajudar você a fazer a melhor descrição para o seu projeto e garantir que nenhuma informação importante seja esquecida. Acompanhe:
Como manter o crescimento saudável da sua Startup?
Manter uma Startup é um desafio e tanto. O crescimento deste modelo de negócio é rápido e palpável.
Criar um app - Entenda quais são os passos para criação de um aplicativo de sucesso
Criar um aplicativo do zero é sempre um desafio e por esse motivo necessita de um planejamento bem executado para chegar ao sucesso que você objetiva. Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos usuários e há espaço para todos os desenvolvedores de app no mercado de trabalho.
Invista em profissionais freelancers !
Quem exige qualidade e compromisso usa CodeFreela! Invista em profissionais desenvolvedores qualificados. No CodeFreela você encontra o Desenvolvedor ideal para a sua empresa. Envie seu projeto e receba propostas.