0

Criar um app - Entenda quais são os passos para criação de um aplicativo de sucesso

Criar um aplicativo do zero é sempre um desafio e por esse motivo necessita de um planejamento bem executado para chegar ao sucesso que você objetiva. Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos usuários e há espaço para todos os desenvolvedores de app no mercado de trabalho.

André Alencar

em 30/04/2021

Esses softwares podem ser planejados para diversos dispositivos, como smartphone, notebook e smart TV e ter em mente qual a plataforma que você vai utilizar como base para o seu aplicativo é essencial.

Não é necessário realizar uma pesquisa para saber que os softwares mobiles fazem parte da vida das pessoas, através deles é possível realizar transações bancárias, pedir comida e até conhecer alguém.

Vamos te dar algumas dicas para que você possa executar o planejamento do seu aplicativo de maneira correta.  

Definir os objetivos do seu app 

Esse é o primeiro passo para que você possa começar a planejar o lançamento do seu aplicativo.

É preciso ter mente quais serão as soluções que o seu aplicativo irá propor, logo, é necessário que você tenha em mente um problema para que possa pensar melhor na solução dele.

Ao responder essa pergunta você terá chegado ao objetivo do seu aplicativo.

Com a popularidade desse mercado de trabalho, pode acontecer de você encontrar aplicativos que já respondem a esse problema, mas o seu diferencial será essencial para ganhar destaque entre os aplicativos que vão concorrer diretamente com o seu e com a audiência, seu público.

Estude a sua concorrência

Para esse ponto você pode ranquear quais são os principais concorrentes que você terá, para fazer isso, após ter traçado o seu objetivo, pesquise nas lojas de aplicativo disponíveis quais são os softwares já existentes que se propõem a resolver o problema levantado anteriormente.

Depois de saber quais são os aplicativos que já estão disponíveis no mercado, utilize-os.

Utilizando a plataforma você perceberá quais são as necessidades que aquele aplicativo não atende.

Outro exercício importante é ler os comentários nas lojas de app dos smartphones. Os usuários insatisfeitos dão indícios importantes para que você possa desenvolver o seu aplicativo de uma forma que ele não repita os erros já existentes nos aplicativos dos seus concorrentes.

Um ponto importante é definir qual a plataforma que servirá como base para o seu público, entender se os seus concorrentes estão apenas no Android ou também se encontram no iOS, esse já pode ser um diferencial seu.

Faça um levantamento dos gastos e faturamento

Todos sabemos que para criar um aplicativo há custos, mas é necessário que você mapeie quais serão as origens desses gastos.

Tenha em mente todos os recursos que serão necessários para o desenvolvimento do seu aplicativo, pense se será necessário treinar pessoal para o manuseio do aplicativo, se há necessidade de contratar desenvolvedores para te auxiliar no trabalho.

Depois de definir tudo isso, é preciso pensar na maneira que o seu app vai se sustentar, se questionar de que maneira gerar faturamento com o aplicativo desenvolvido.

Essa etapa é uma das mais importantes para que você possa ter em mente qual será sua fonte de receita.

Não sabe de que maneira seu aplicativo poderá gerar dinheiro para pagar os custos de seu desenvolvimento e se manter no mercado? Então considere anúncios, freemium, downloads pagos e assinaturas.

Planeje as funcionalidades e o design do aplicativo

Você já passou das outras duas etapas? Então, provavelmente, você já sabe qual aplicativo e quais os objetivos que ele atenderá. Chegou a hora de criar os esboços de funcionalidades e de design do aplicativo que você está desenvolvendo.
Entenda quais são as funções obrigatórias e complementares e comece a defini-las nessas categorias.

O aplicativo necessitará de login? Ele utilizará a geolocalização do usuário? As notificações serão em push?

Depois de definir as obrigatórias, defina quais serão as complementares. Elas podem ser alternativas de login através de contas já existentes, avaliação da plataforma ou de quem a utiliza, pagamento via aplicativo, utilização de chat, versão só para mulheres e por aí vai.

Após isso comece a criação de esboços para que você possa ver a idealização do seu aplicativo de alguma maneira, uma delas é através de desenhos em papel sulfite são uma alternativa para quem quer criar os esboços dos seus aplicativos.

Chegou a hora de desenvolver seu aplicativo

undefined

Passou por todas as outras etapas, chegou a hora de executar o seu planejamento que terá como objetivo o desenvolvimento e lançamento do seu aplicativo. Com o design criado, com todas as projeções de aparência, identidade visual e as maneiras de interação com a plataforma, é hora de finalmente criar o app.
Para isso você vai precisar de:

  • IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado);
  • SDK (Kit de Desenvolvimento de Software);
  • Linguagens de programação;
  • Frameworks;
  • Banco de Dados;
  • Servidores.

Após o desenvolvimento do seu aplicativo é o momento de realizar as avaliações, testes e levantamento de erros, para só então lançá-lo.
Após esse longo trabalho não se esqueça de se cadastrar em nossa plataforma, nós somos a melhor plataforma de programadores freelancers do Brasil.


 

Veja também

5 benefícios de contratar um freelancer de programação
Um freelancer de programação nada mais é do que um profissional qualificado que está disponível para aceitar diversos projetos e pode desenvolvê-los do jeito que você, cliente, está precisando.
Como cadastrar um Projeto na Codefreela? Vem tirar a sua ideia do papel!
Quer saber como cadastrar um projeto na Codefreela? Então esse conteúdo é pra você! Separamos algumas dicas e prints de tela, para ajudar você a fazer a melhor descrição para o seu projeto e garantir que nenhuma informação importante seja esquecida. Acompanhe:
Como manter o crescimento saudável da sua Startup?
Manter uma Startup é um desafio e tanto. O crescimento deste modelo de negócio é rápido e palpável.
Conheça 5 cursos totalmente gratuitos e online na área de TI
De um tempo para cá, à medida que a tecnologia avança, essa palavra — ou seria uma sigla? — vem se popularizando, quem nunca ouviu falar em TI?
Invista em profissionais freelancers !
Quem exige qualidade e compromisso usa CodeFreela! Invista em profissionais desenvolvedores qualificados. No CodeFreela você encontra o Desenvolvedor ideal para a sua empresa. Envie seu projeto e receba propostas.