0

Mitos e verdades sobre a carreira de programador web freelancer

A busca por profissionais da área de tecnologia da informação (TI) cresce a cada dia. Segundo pesquisas, o Brasil precisa de cerca de 420 mil desenvolvedores, mas forma apenas 46 mil ao ano. Isso mostra que esta carreira é promissora e que necessita de mais adeptos. Uma forma bastante interessante de iniciar no ramo é como programador web freelancer. Porém, precisamos desmistificar alguns pontos sobre essa opção de trabalho.

André Alencar

em 28/01/2021

Neste artigo vamos discutir o que faz um desenvolvedor autônomo, além de como começar nessa carreira e construir habilidades em programação. Vamos discutir também sobre os mitos e verdades de trabalhar como programador web freelancer e o porquê de você, empresário, deve contratar profissionais que trabalham dessa maneira.


O que faz um programador web freelancer?

Um profissional programador web freelancer desempenha funções semelhantes aos desenvolvedores que trabalham de carteira assinada. Independente de sua área de atuação, eles são responsáveis em dar andamento para um projeto de TI e entregá-lo otimizado para a empresa.

A diferença se encontra no regime de trabalho. Enquanto o desenvolvedor com vínculo empregatício cria e prossegue serviços que são de propriedade somente de uma empresa, o freelancer pode fazer isso com vários negócios e ter uma maior troca de conhecimentos.

Mesmo que você trabalhe, por exemplo, com IoT (Internet of Things), cada parceria que realizar no mercado será uma experiência única. Por isso, podemos dizer que trabalhar no como freelancer é estar sempre fora da caixinha e aprendendo conceitos novos a todo instante.

Como começar na carreira?

Para você que está pensando em começar na carreira de programador, entenda que investir numa faculdade é interessante. Porém, nem todo conhecimento sobre tecnologia da informação fica retido somente nesse espaço. O primeiro passo, então, é de se inscrever em cursos online ou até mesmo presenciais que você tenha curiosidade em aprender.

Não é necessário que seja uma capacitação paga, caríssima, que pese no seu financeiro. Existem muitas vídeo-aulas gratuitas na internet, que podem ajudá-lo a iniciar nessa área. Por meio da procura e experimentação é possível entender qual ramo da TI que mais te atrai e começar a se especializar nela.

Quais são as suas habilidades?

O profissional que decide investir na carreira de programador web freelancer pode desenvolver diversas habilidades. No mercado existem pessoas que trabalham com segurança da informação, inteligência artificial (IA) e até mesmo desenvolvimento mobile.

A área de tecnologia é vasta e abrange ciência de dados, suporte de software, administração de redes, entre muitos outros. Por isso, podemos afirmar que este é um profissional preparado para trabalhar no mercado do futuro!

Aproveite e trabalhe agora mesmo como programador web freelancer no Codefreela.

Por que essa profissão cresce no mercado?

Mas, afinal, por que o ramo de TI cresce tanto no mercado? Há uma resposta para isso: a transformação digital. Nas últimas décadas, o mundo passou por mudanças e a tecnologia tomou conta da nova geração.

A era em que vivemos é conhecida como 4ª Revolução Industrial e mostra uma realidade completamente revestida de aparelhos tecnológicos, que facilitam a vida humana e que otimizam diversos serviços. A pandemia do COVID-19 foi um grande acelerador desse cenário, visto que o desenvolvimento personalizado de e-commerces cresceu em 47% só em 2020.

Conheça mitos e verdades sobre a carreira de programador web freelancer

Contudo, mesmo que a opção de trabalhar como programador web freelancer seja bastante atrativa, existem pessoas que rechaçam essa escolha e condenam os profissionais que decidem seguir essa carreira.

Por isso, precisamos desmistificar alguns pontos sobre essa forma de trabalho para que você, desenvolvedor (ou até mesmo você, empresário), entenda que esta é uma função que precisa de respeito e reconhecimento no mercado.

Mito: programador web freelancer tem menos habilidades

Em primeiro lugar, trabalhar como programador web freelancer não significa que o profissional não possui habilidades suficientes. Muitas pessoas associam o trabalho autônomo à falta de conhecimento, porém isto é um mito!

Ser freelancer é uma opção a mais de regime empregatício no mercado e não diminui as qualidades de um profissional. O programador web freelancer que decide investir nessa carreira deve se especializar cada vez mais para entender os diferentes clientes que se relaciona.

Mito: trabalhar nessa categoria sendo freela rende pouco para o bolso

Além disso, outro mito ronda essa carreira: a remuneração. Entende-se que o profissional que decide trabalhar como freelancer ganha menos que uma pessoa de carteira assinada. No mercado não é desta forma que funciona, principalmente quando se trata de contratação CLT, que a empresa precisa retirar uma parcela considerável do salário do desenvolvedor para pagar impostos.

Como autônomo, além de pagar as próprias taxas como PJ (que são bem menores), o profissional pode fazer o seu valor. Se ele estiver à vontade para cobrar preços altos, que condiz com a sua especialização, é possível. Mas, dentro de uma empresa, essa atitude não é viável.

Verdade: programar de forma autônoma gera mais conhecimentos

Não poderíamos deixar de falar que programar de forma autônoma gera mais conhecimentos. Já que o profissional está lidando com diversos clientes e serviços distintos, automaticamente ele adquire mais habilidades e amplia a sua cultura dentro do mundo da tecnologia da informação.

Quando um desenvolvedor fica preso somente em uma empresa é perceptível que as habilidades ficam estagnadas e que o profissional deixa de aplicar novos conhecimentos. Por não haver a necessidade de aprender sobre outros temas, podemos dizer que ele fica confortável e deixa de se especializar ainda mais para o serviço.

Verdade: o profissional tem maior autonomia e aumenta a produtividade

O programador web freelancer tem mais autonomia para fazer seus próprios horários, pegar as demandas que desejar e aumentar a produtividade tendo mais liberdade para trabalhar com aquilo que gosta. Em regime CLT, sabemos que não funciona dessa forma.

Por que toda empresa precisa ter um programador web freelancer?

Por isso, independente de você ser um programador web freelancer ou empresário que está em busca de profissionais que trabalhem de maneira autônoma, uma afirmação é certa: desenvolvedores autônomos são muito bem preparados para o mercado e podem ser a melhor parceria de um negócio.

Por isso, se você está em busca de um programador web freelancer ou é um profissional da área e está procurando serviços, conheça a Codefreela.

Veja também

5 benefícios de contratar um freelancer de programação
Um freelancer de programação nada mais é do que um profissional qualificado que está disponível para aceitar diversos projetos e pode desenvolvê-los do jeito que você, cliente, está precisando.
Como cadastrar um Projeto na Codefreela? Vem tirar a sua ideia do papel!
Quer saber como cadastrar um projeto na Codefreela? Então esse conteúdo é pra você! Separamos algumas dicas e prints de tela, para ajudar você a fazer a melhor descrição para o seu projeto e garantir que nenhuma informação importante seja esquecida. Acompanhe:
Como manter o crescimento saudável da sua Startup?
Manter uma Startup é um desafio e tanto. O crescimento deste modelo de negócio é rápido e palpável.
Conheça 5 cursos totalmente gratuitos e online na área de TI
De um tempo para cá, à medida que a tecnologia avança, essa palavra — ou seria uma sigla? — vem se popularizando, quem nunca ouviu falar em TI?
Criar um app - Entenda quais são os passos para criação de um aplicativo de sucesso
Criar um aplicativo do zero é sempre um desafio e por esse motivo necessita de um planejamento bem executado para chegar ao sucesso que você objetiva. Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos usuários e há espaço para todos os desenvolvedores de app no mercado de trabalho.