0

Profissionais de TI freelancers: por que a sua empresa precisa deste serviço?

A transformação digital mudou o mundo. Há pelo menos duas décadas, a sociedade passa por uma transição em que a tecnologia toma conta da realidade e muda até mesmo as relações humanas.

André Alencar

em 23/01/2021

Em 2020 houve um crescimento de 57% nas compras online no país, número que representa a adesão de ferramentas tecnológicas no Brasil. Se você, empresário, quer participar desse cenário, deve então apostar na era da tecnologia.

Para isso não é preciso de grandes equipes de programadores e nem mesmo de gestores para cuidar do serviço, basta a ajuda de profissionais de TI freelancers. Você sabia que essa relação é muito mais benéfica para a sua empresa?

Neste artigo vamos mostrar quais são as funções dos profissionais de TI freelancers, além das vantagens de contrat á-lo para o seu negócio. Por isso, fique aqui e acompanhe o assunto! Boa leitura.

Quais são as funções dos profissionais de TI freelancers?

Neste primeiro momento você deve estar se perguntando: “mas por que contratar profissionais de TI freelancers é uma boa opção?”. Para ficar explícito as vantagens, vamos antes falar sobre o que estes desenvolvedores são capazes de fazer pela sua empresa.

Mesmo que o trabalho autônomo não seja visto com bons olhos no mercado, os desenvolvedores que fazem parte desse grupo são, sim, capacitados e possuem conhecimento suficiente para entregar o melhor serviço para o seu negócio. Podemos provar isto!

undefined

O que profissionais de TI freelancers fazem?

Os profissionais de TI freelancers podem desenvolver qualquer função que um programador de carteira assinada faz. A única diferença que existe aqui é em relação ao regime de trabalho, que um concede apenas permissão para que o profissional trabalhe somente em uma empresa, enquanto o outro pode compartilhar o seu conhecimento com várias.

Imagine que você precisa de uma pessoa especializada em Inteligência Artificial (IA). Contratar uma pessoa na área para ser parte da equipe possui suas vantagens, mas muitas vezes o profissional pode se estagnar e até mesmo gerar custos mais altos quando ele não estiver realizando um serviço importante.

Por isso, podemos dizer que os freelancers desenvolvem também esse serviço de IA (como outras áreas também), mas que estão ali ao seu lado somente quando for necessário. Sem gastos desnecessários com capital humano, apenas investimento quando é preciso.

Com o que podem trabalhar?

Portanto, não coloque em mente que você não irá encontrar profissionais de TI freelancers na área que você busca!

Está a fim de criar um aplicativo para Android e iOS? Simples! No Codefreela é possível achar desenvolvedores mobile e também de diversas outras áreas. O programador autônomo pode ser capacitado para segurança da informação, ciência de dados, entre muitas outras áreas. Portanto, ele pode trabalhar com o que quiser.

Quais as vantagens da modalidade freelancer?

Sim, sabemos que talvez seja difícil entender quais são os benefícios de contar com um serviço freelancer. A mente empresarial ainda é muito engessada e mostra caminhos às vezes pouco lucrativos para a empresa. Contudo, precisamos desmistificar essa situação e entender que trabalho autônomo pode ser a solução para o seu negócio!

Portanto, se você, empresário, que está precisando de serviços de tecnologia na sua empresa e ainda não sabe como contratar um desenvolvedor, fique tranquilo. Vamos mostrar como profissionais de TI freelancers podem ser a melhor opção para você.

Trabalho flexível

Em primeiro lugar, a empresa que decide contratar um profissional de TI em regime freelancer pode ceder ao desenvolvedor trabalho flexível. Essa é uma vantagem não somente para o trabalhador, mas também para o negócio, visto que os investimentos são feitos somente quando o programador está desenvolvendo algo.

Além disso, para empresas pequenas, que não possuem muito espaço físico para acomodar mais profissionais, esta é outra vantagem que se destaca em relação à contratação fixa.

Valores negociáveis

O preço também é outro grande benefício que este modelo pode oferecer para o empresário. Quando um profissional de TI é contratado com regime CLT é preciso pagar um teto salarial, além dos inúmeros impostos que esse registro exige para que o trabalho seja legal diante do Governo Federal.

Contudo, com profissionais de TI freelancers, além de ser mais fácil combinar valores, o investimento é mais rentável tanto para o empresário, que pode gastar somente quando precisa, como para o programador, já que ele não tem os descontos de impostos que o regime empregatício de carteira assinada exige (no máximo paga valores referentes à pessoa jurídica).

Troca de conhecimentos

Por fim, não poderíamos deixar de citar sobre a troca de conhecimentos. Os profissionais de TI freelancers mantém contato direto com outros clientes, permitindo que desenvolvam novos conhecimentos e que estejam sempre criando novas habilidades para o seu trabalho.

Quanto maior for a carga cultural do profissional em relação a sua área de trabalho, melhor é a troca de conhecimentos e até mesmo realização do serviço. Por isso, nunca menospreze um programador que decide trabalhar dessa maneira! Entenda que esta é uma forma que ele encontrou para se atualizar no mercado e entregar o melhor trabalho para você.

Por que a sua empresa precisa dos profissionais de TI freelancers?

Para você que chegou até aqui, entendemos juntos que os profissionais de TI freelancers são, sem dúvidas, desenvolvedores com capacidade aguçada e que podem fazer a melhor parceria com a sua empresa.

Este é um mercado que cresce tanto, que no ano de 2019 foi criado o projeto MeuFuturo.Digital para incentivar a formação de mais profissionais na área e que para você, empresário, ache mais programadores pela web para ajudar dentro de sua empresa.Com a Codefreela é possível também encontrar estes profissionais e contratar pessoas capacitadas, que realmente entregam serviço de qualidade. Se você ficou interessado, conheça um pouco mais sobre como funcionamos!  

Veja também

5 benefícios de contratar um freelancer de programação
Um freelancer de programação nada mais é do que um profissional qualificado que está disponível para aceitar diversos projetos e pode desenvolvê-los do jeito que você, cliente, está precisando.
Como cadastrar um Projeto na Codefreela? Vem tirar a sua ideia do papel!
Quer saber como cadastrar um projeto na Codefreela? Então esse conteúdo é pra você! Separamos algumas dicas e prints de tela, para ajudar você a fazer a melhor descrição para o seu projeto e garantir que nenhuma informação importante seja esquecida. Acompanhe:
Como manter o crescimento saudável da sua Startup?
Manter uma Startup é um desafio e tanto. O crescimento deste modelo de negócio é rápido e palpável.
Conheça 5 cursos totalmente gratuitos e online na área de TI
De um tempo para cá, à medida que a tecnologia avança, essa palavra — ou seria uma sigla? — vem se popularizando, quem nunca ouviu falar em TI?
Criar um app - Entenda quais são os passos para criação de um aplicativo de sucesso
Criar um aplicativo do zero é sempre um desafio e por esse motivo necessita de um planejamento bem executado para chegar ao sucesso que você objetiva. Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos usuários e há espaço para todos os desenvolvedores de app no mercado de trabalho.