0

Quais são as 5 linguagens de programação mais valorizadas?

Conhecer e aprender cada vez mais sobre as principais linguagens de programação, é o mínimo que um programador freelancer precisa fazer. O trabalho remoto é uma visão de futuro, mas que já se tornou presente na vida de muitos brasileiros - e para o desenvolvedor freelancer, não é diferente.

André Alencar

em 21/01/2021

Você é um programador freelancer? 

Então continue aqui, pois neste artigo vamos falar sobre as 5 linguagens de programação mais usadas e valorizadas atualmente.

Linguagens de Programação

Você está tentando se desenvolver na carreira de programador remoto? Então, saiba que antes, é preciso dominar pelo menos uma linguagem de programação.

Daí, surge a dúvida: qual linguagem de programação escolher? 

Afinal, para aprender apenas uma, vai demandar investimento de tempo, paciência, esforço e dinheiro.

A boa notícia? Ao longo da jornada como desenvolvedor freelancer você descobrirá com qual linguagem de programação mais se identifica e, que será adequada para seguir uma carreira e alcançar os seus objetivos.

Então, devido ao grande número de linguagens existentes, uma das tarefas mais difíceis é decidir por qual delas começar.

Mas se você pretende conquistar uma carreira de sucesso e ganhar um bom dinheiro usando suas habilidades de programador freelancer, a jornada do aprendizado se torna mais fácil.

Portanto, para ajudar você, pesquisamos as 5 linguagens de programação mais valorizadas pelo mercado atualmente, incluindo programação para jogos, web e dispositivos móveis.

Linguagem de Programação Java

A linguagem Java é uma das mais utilizadas pelas empresas em todo o mundo. Isso porque, nos anos 90, era comum os programas serem desenvolvidos através de uma linguagem de programação denominada de C ++.

Mas, James Gosling desenvolveu uma linguagem de programação mais simples e prática, chamada Java, que se tornou uma das linguagens de programação mais exigidas no mercado.

Além disso, o Java é usado para desenvolvimento de web e aplicativos. Várias empresas utilizam essa linguagem de programação, dentre elas:

  • Amazon
  • YouTube
  • Google
  • Twitter

Se você escolher iniciar pelo Java, saiba que existem comunidades online, onde um programador freelancer apoia o outro, e juntos, esclarecem dúvidas e aprendem ainda mais.

Uso do Java

  • Big Data
  • Desenvolvimento web
  • Aplicativos empresariais
  • Aplicativos Android

Linguagem de Programação JavaScript 

Em 2021, é quase impossível ser um desenvolvedor freelancer sem usar JavaScript de alguma forma, por mais simples que seja. De acordo com o site Computerworld, o JavaScript é a linguagem mais popular entre os programadores, pelo oitavo ano consecutivo.Atualmente, o JavaScript é uma das linguagens de programação mais amplamente utilizadas em todo o mundo e pode ser executado em qualquer local: servidores, navegadores, nuvem, dispositivos móveis e microcontroladores.

Uso do JavaScript

  • Desenvolvimento de Back-end
  • Desenvolvimento web
  • Computação sem servidor
  • Desenvolvimento de aplicativos móveis
  • Desenvolvimento de jogos de navegador

Linguagem de Programação PHP

A linguagem PHP possui uma programação de código aberto e foi desenvolvida no ano de 1990.
É essencial para um desenvolvedor web, aprender PHP, pois é a linguagem de programação usada na construção de mais de 80% dos sites ativos atualmente, incluindo Facebook, Wordpress e Yahoo.

Além disso, o PHP é uma linguagem de programação dinâmica, portanto, para uso geral, utilizada principalmente para desenvolver aplicativos da Web.
Se comparada a outras linguagens de programação, o PHP é considerado relativamente fácil de aprender para quem está iniciando nesse mercado de desenvolvedor freelancer.

Uso do PHP

  • Criação de aplicativos da Web
  • Desenvolvimento de aplicativos da Web do lado do servidor
  • Criação de sistemas CMS

Linguagem de Programação Python

O Python é uma das linguagens de programação mais usadas hoje em dia, além de ser de fácil compreensão para os desenvolvedores iniciantes.

Possui código aberto e linguagem de programação gratuita, que conta com um bom material de suporte e também, de fácil integração com serviços da web, além do desenvolvimento de uma comunidade ativa.

A Python pode ser considerada a linguagem mais amigável e simples de todas nessa lista, principalmente por ser tão clara e intuitiva, sendo tão popular entre os iniciantes.

Essa linguagem de programação é muito usada na criação de imagens e animações em 2D e 3D, como Autodesk, Inkscape e Blender.

Além disso, também desenvolve games populares, como Sims 4, Toontown, Vegas Trike, entre outros.

O Python é uma das linguagens de programação mais poderosas do mundo: é usado para análises precisos de dados, cálculos matemáticos, automação de tarefas, desenvolvimento web e aprendizado de máquina

Ele foi usado para desenvolver aplicativos como Youtube, Dropbox, Reddit, Pinterest, Quora e Instagram.

Uso do Python

  • Inteligência Artificial
  • Ciência de Dados
  • Desenvolvimento web
  • Análise de dados

Linguagem de Programação C ++

Atualmente, o C ++ é uma das linguagens de programação mais importantes e utilizadas no setor industrial e da ciência da computação.

O C ++ é uma linguagem considerada quase indispensável para quem trabalha com desenvolvimento de aplicativos mobile, sendo indicada para quem é iniciante ou intermediário, além de ser considerada uma linguagem de alto desempenho.

Por conta do alto desempenho, o C ++ é muito requisitado para os aplicativos que estão tendo problemas com desempenho crítico.

Uso do C ++

  • Desenvolvimento de jogos
  • Sistemas Distribuídos
  • Programação do Sistema
  • Sistemas em tempo real

Concluindo

A escassez de programadores freelancers bem capacitados, que realmente sabem o que faz, ainda continua sendo um problema para o mercado, pois a demanda é grande e urgente.

O conhecimento de qualquer uma das linguagens de programação citadas ao longo do texto, aliado à experiência de trabalho, abrem um leque de grandes oportunidades para especialistas. Embora o mercado de atuação da programação de computadores sofra mudanças repentinas, as linguagens que especificamos acima, ainda continuarão sendo requisitadas e exigidas por um longo tempo.

Se você quiser conquistar ainda mais espaço entre os desenvolvedores freelancers, aprender mais de uma linguagem de programação será essencial.

Com isso, você estará em uma posição de prestígio no mercado, neste e nos próximos anos.

Portanto, o que você precisa é desejar e executar, pois, existem oportunidades mais do que suficientes de aprendizado.

Para finalizar, se você está cogitando seriamente a possibilidade de seguir uma carreira de programador freelancer, esperamos que o nosso artigo o ajude a fazer a escolha certa e ter sucesso nessa jornada!

Então, você já atua como programador freelancer ou ainda está pensando em iniciar na área? Escreve nos comentários e vamos trocar uma ideia.





Veja também

5 benefícios de contratar um freelancer de programação
Um freelancer de programação nada mais é do que um profissional qualificado que está disponível para aceitar diversos projetos e pode desenvolvê-los do jeito que você, cliente, está precisando.
Como cadastrar um Projeto na Codefreela? Vem tirar a sua ideia do papel!
Quer saber como cadastrar um projeto na Codefreela? Então esse conteúdo é pra você! Separamos algumas dicas e prints de tela, para ajudar você a fazer a melhor descrição para o seu projeto e garantir que nenhuma informação importante seja esquecida. Acompanhe:
Como manter o crescimento saudável da sua Startup?
Manter uma Startup é um desafio e tanto. O crescimento deste modelo de negócio é rápido e palpável.
Conheça 5 cursos totalmente gratuitos e online na área de TI
De um tempo para cá, à medida que a tecnologia avança, essa palavra — ou seria uma sigla? — vem se popularizando, quem nunca ouviu falar em TI?
Criar um app - Entenda quais são os passos para criação de um aplicativo de sucesso
Criar um aplicativo do zero é sempre um desafio e por esse motivo necessita de um planejamento bem executado para chegar ao sucesso que você objetiva. Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos usuários e há espaço para todos os desenvolvedores de app no mercado de trabalho.