0

Trabalho freelancer é o ideal para você?

O mercado de trabalho está constantemente em mudança e nos últimos anos, a modalidade de trabalho freelancer tem se popularizado nos mais diversos segmentos.

André Alencar

em 06/04/2021

Um freelancer nada mais é do que um trabalhador autônomo que oferece serviços para empresas, sem a necessidade do envolvimento de leis trabalhistas. Não é incomum que dúvidas sobre os benefícios desse modelo de trabalho surjam, como por exemplo, questões sobre benefícios, salários e carga horária de trabalho.

A verdade é que a modalidade freelancer está aí para quem não quer estar preso a uma empresa, prefere fazer seus próprios horários e tem a disciplina necessária para gerir vários projetos ao mesmo tempo.

Está com dúvida se se tornar freelancer de programação é a escolha certa para a sua carreira? Separamos alguns tópicos sobre o assunto que podem lhe ajudar a escolher o seu caminho. Confira!

As vantagens de ser um profissional freelancer

Trabalhar como freelancer de qualquer área pode ser assustador. A incerteza do mercado está muito atrelada com a falta de informação de como ele funciona.

As vantagens porém de trabalhar como freelancer são muito atrativas e dentre elas estão benefícios como, liberdade para escolha de projetos, trabalhar de casa, jornadas de trabalho mais econômicas e afins.

Um freelancer de programação por exemplo, pode trabalhar em home office e dessa forma, ter retornos financeiros mais rápidos. A modalidade também oferece uma certa qualidade de vida, já que seu escritório é onde você está. As regras são feitas por você, o chefe em pessoa.

Liberdade

Sem dúvida alguma a primeira vantagem de se trabalhar como freelancer de programação ou qualquer outra área, é a liberdade. Neste modelo de trabalho você pode decidir o horário, o local e até mesmo o projeto que lhe chama mais atenção e está dentro das suas habilidades.

Dessa forma, você trabalha apenas da forma que você quiser e com áreas dentro da sua especialização.

Com esta mesma liberdade os freelancers acabam sendo seus próprios chefes, devendo honrar apenas os combinados feitos com seus clientes. Isso acaba também, acarretando em vantagens na vida pessoal já que com esta modalidade você adapta os horários de trabalho a sua rotina, tira folga quando lhe for conveniente e pode trabalhar de casa e se for o caso, ter um maior contato familiar.

Maior lucro

Bem, já que como freelancer de programação ou de qualquer outra área você atua como dono do seu tempo, você também tem em mãos a possibilidade de trabalhar mais e por consequência, ganhar mais do que ganharia trabalhando para uma agência ou empresa.

Isso porque além de poder trabalhar para quantas pessoas você quiser, você decide as taxas e valores dos trabalhos e projetos que aceita. É claro que negociações entram em jogo, mas você pode escolher o que é viável aceitar ou não.

O fato de poder trabalhar de casa e não precisar gastar com roupas, acessórios, transporte e almoço terceirizado são um grande corte nos gastos tradicionais de um emprego, e acabam tornando-se lucro para os seus projetos como freelancer.

Aprendizado constante

Ser um freelancer de qualquer área é estar sempre aprendendo algo novo. E isso não vale apenas na área em que você atua.

Para que seus projetos e negócios deem certo é muito importante saber o básico da administração, por exemplo, já que você será responsável por cuidar do caixa.

Saber onde e como conseguir clientes, estipular prazos para concluir entregas e calcular gastos também fazem parte da vida de freelancer, já que neste modelo, você é uma pequena empresa de uma pessoa só e é importante conhecer um pouco de tudo para que seu negócio prospere.

Como se tornar um freelancer

A melhor parte de se tornar um freelancer é que você pode começar a atuar a qualquer momento, desde que esteja se sentindo preparado para entregar o que está sendo proposto.

Você pode atuar como freelancer sem estar vinculado a um CNPJ. Neste caso, você não pode emitir nota fiscal e isso pode acarretar na perda de alguns trabalhos. Mas não deixe que isso o impeça e certifique-se de abrir um MEI, ou seja, uma microempresa, apenas quando estiver nesta etapa da sua carreira como freelancer.

Mas se você já possui um MEI, está apto a procurar por projetos de empresas maiores, que geralmente exigem a emissão de notas fiscais e outras formalidades.

Além desses quesitos, para se tornar um freelancer de programação, por exemplo, você pode procurar por plataformas de trabalhos, onde clientes e profissionais podem se comunicar de forma simples e clara.

Leia mais: 5 benefícios de contratar um freelancer de programação

Indicar a vida freelancer para as pessoas nunca é um ato fácil. A verdade é que existem pessoas que prosperam melhor neste modelo de trabalho e conseguem tanto produzir mais, como ter uma qualidade de vida maior.

Já outras, estão mais familiarizadas e acabam preferindo estar no mercado de trabalho de forma convencional para assim seguir carreira no seu segmento.

A vida de freelancer proporciona liberdade e autonomia, mas também requer dedicação, paciência e força de vontade. Aos que estão começando, é necessário estar em dia com cursos e capacitações da sua área e estar preparado para ouvir alguns “não”, perder alguns trabalhos por conta de orçamentos e até mesmo ser dispensado por não ter tanto tempo no mercado.

Mas essas são algumas batalhas comuns do mercado freelancer, e você pode encontrar obstáculos similares em qualquer outro modelo de trabalho.
 

Veja também

5 benefícios de contratar um freelancer de programação
Um freelancer de programação nada mais é do que um profissional qualificado que está disponível para aceitar diversos projetos e pode desenvolvê-los do jeito que você, cliente, está precisando.
Como cadastrar um Projeto na Codefreela? Vem tirar a sua ideia do papel!
Quer saber como cadastrar um projeto na Codefreela? Então esse conteúdo é pra você! Separamos algumas dicas e prints de tela, para ajudar você a fazer a melhor descrição para o seu projeto e garantir que nenhuma informação importante seja esquecida. Acompanhe:
Como manter o crescimento saudável da sua Startup?
Manter uma Startup é um desafio e tanto. O crescimento deste modelo de negócio é rápido e palpável.
Conheça 5 cursos totalmente gratuitos e online na área de TI
De um tempo para cá, à medida que a tecnologia avança, essa palavra — ou seria uma sigla? — vem se popularizando, quem nunca ouviu falar em TI?
Criar um app - Entenda quais são os passos para criação de um aplicativo de sucesso
Criar um aplicativo do zero é sempre um desafio e por esse motivo necessita de um planejamento bem executado para chegar ao sucesso que você objetiva. Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos usuários e há espaço para todos os desenvolvedores de app no mercado de trabalho.