0

Você sabe o que é COPY ? e qual a importância para um DEV

Todo programador freelancer, para vender bem os seus serviços, precisa de uma boa copy. Neste guia você vai conhecer as melhores dicas!

André Alencar

em 27/01/2021

O que é copy: um guia para o programador freelancer

“O que é copy?” Essa é uma das dúvidas mais comuns no meio digital, pois sem ela, fica praticamente impossível vender qualquer tipo de produto ou serviço.

Uma boa copy tem o poder de comunicar, informar e persuadir com o objetivo final de levar o leitor a agir para comprar o produto ou serviço que você está vendendo.

Por isso, é uma ferramenta poderosa e estratégica de marketing de vendas. Além de ajudar você, programador freelancer a estabele cer sua marca, atrair atenção, construir relacionamentos, comunicar sua mensagem e converter clientes.

Portanto, se você está iniciando uma carreira como programador remoto, este guia será de extrema importância para o seu negócio!

O que é Copy

Copywriting é uma forma de escrita que cria conteúdo com o objetivo de convencer alguém a realizar uma ação que você deseja.

Além disso, esse tipo de escrita foi projetado para vender seus produtos ou serviços enquanto cria e estabelece um tom de voz para sua marca.

O principal objetivo do copywriting é persuadir as pessoas a realizar uma determinada ação, seja realizar uma compra, baixar um e-book, inscrever-se em listas de e-mail ou qualquer outro tipo de conversão.

Estilos de Copy

O copywriting não é só mais um texto. Atualmente, ele se caracteriza de múltiplas formas:

  • Slogan
  • Anúncios
  • Sites
  • Imagens e legendas usadas nas redes sociais
  • E-books

No entanto, a copy é muito mais do que meras palavras. Ela conta uma história envolvente, emotiva e representa a percepção de marca do seu negócio como programador freelancer.

Entender o que é copy e usá-la no seu projeto, fará com que você se torne autoridade no mercado, consequentemente aumentando as vendas dos seus serviços.

O que é uma Copy de Venda

A copy de venda é aquela onde você vai explicar detalhadamente a forma como executa seu serviço.

Através dela, você vai citar as dores ou necessidades que seu cliente pode estar enfrentando, responder às dúvidas mais comuns, trabalhar estrategicamente para quebrar cada uma das possíveis objeções e mostrar o seu valor, como desenvolvedor freelancer.

Como fazer uma Copy Matadora?

Para fazer uma copy matadora, você não precisa criar textos com 10.000 palavras ou 100 páginas.

No entanto, você precisa ser preciso, claro, objetivo e contar histórias. Além disso, para fazer uma copy matadora, você pode seguir alguns dos passos a seguir.

  1. Título envolvente e que desperte curiosidade
  2. Conheça a sua persona ou público-alvo
  3. SEO
  4. Pesquise e explore os pontos fracos da sua concorrência
  5. Explore os benefícios do seu serviço como programador freelancer
  6. Use CTAs fortes para concluir cada texto, levando o leitor a realizar uma ação
  7. Persuasão

Título envolvente e que desperta curiosidade

Você tem poucos segundos para chamar a atenção do leitor. Um título envolvente e estrategicamente trabalhado, vai ajudar muito nesse processo.

Títulos muito genéricos não despertam curiosidade - pelo menos não mais. É importante separar um tempo, escrever as ideias de títulos que vêm à mente e depois criar um título envolvente.

Conheça sua persona ou público-alvo

Em primeiro lugar, reserve um tempo para pesquisar e entender detalhadamente seus clientes.

Em grande parte dos negócios, 20% dos clientes geram 80% de receita - é a famosa regra 80/20.

Além disso, esses 20% representam seus melhores clientes, e seu trabalho é identificar quem são eles.

Desta forma, você tem como criar anúncios e uma boa copy para vender cada vez mais.

Lembre-se que você está tentando desenvolver um perfil básico de seu cliente-alvo. Então, faça o seu melhor com as informações que tem em mãos.

SEO

SEO é indispensável se você trabalha com textos para sites ou blogs. Nesse caso, use palavras-chave que ajudarão suas páginas a ter uma boa relevância nos mecanismos de pesquisa.

São muitos os fatores que influenciam um conteúdo de alto nível, e o uso de palavras-chave é apenas uma delas.

Mas não force o uso da mesma palavra-chave inúmeras vezes no texto, pois ao invés de ajudar, vai prejudicar o seu texto e o seu ranqueamento.

Pesquise e explore os pontos fracos da sua concorrência

Para desenvolver uma copy envolvente, você precisa conhecer o que diferencia o seu serviço do da concorrência.

O próximo passo é conhecer os pontos fracos de seus concorrentes. Feito isso, você pode encontrar uma maneira de fazer com que seu público entenda que contratar você é o melhor a ser feito.

Para isso, comece pesquisando seus concorrentes e entendendo o que eles estão oferecendo em termos de serviços.

Liste todos os dados que encontrar e analise como você pode melhorar a sua proposta ao apresentar um serviço.

Explore os benefícios do seu serviço como programador freelancer

O benefício é o valor que o seu serviço tem para o seu cliente. Não necessariamente o valor financeiro, mas o que é entregue.

Em outras palavras, o benefício é o que o seu serviço pode fazer por um cliente, como ele ajuda e resolve problemas.

Na copy, você precisa colocar em palavras as razões pelas quais o seu serviço de programador freelancer é o melhor para resolver os problemas do cliente, com base no valor agregado.

O segredo do sucesso é você compreender todos os benefícios dos seus serviços, para só então garantir que os possíveis clientes conheçam e se identifique com eles.

Use CTAs fortes

Explicar e detalhar os tipos de serviços que você presta, é apenas metade da batalha. Você precisa ser claro e objetivo, guiando o cliente em potencial a seguir uma direção certa.

Qual é o objetivo final da sua copy? Isso deve ficar bem claro para quem está lendo.

Se você quiser que as pessoas contratem algum serviço seu, certifique-se de que a mensagem foi transmitida corretamente.

Ninguém gosta de ficar se perguntando o que fazer. Portanto, use CTAs fortes e objetivos, que geram conversões reais para o seu negócio.

Persuasão

Para uma copy ser realmente boa, precisa ser persuasiva. Isso não é forçar o cliente a comprar algo que ele não quer.

Pelo contrário, é mostrar as razões pelas quais o leitor deve comprar de você. Mostrar os benefícios e o que ele ganha ao contratar os seus serviços.

Por isso, é necessário escrever de uma forma que convença alguém a concluir a ação que você deseja, que é a contratação dos seus serviços para desenvolvedor freelancer.

Então responda: Por que alguém deveria contratar os seus serviços? Por que eles não deveriam contratar a concorrência?

Você não está vendendo um software, está vendendo soluções que facilitarão a vida e os negócios do cliente, sem que ele precise se preocupar em entender de programação.

Portanto, identifique as emoções que você está tentando despertar no possível cliente e encontre a combinação certa de palavras para alcançar esses sentimentos.

Concluindo

A copy é uma estratégia indispensável no marketing de conteúdo. Mas não tenha medo de errar e aprender com seus erros.

Passe algum tempo tentando desenvolver um esboço da sua copy, estudando outros textos de venda do seu nicho e estruturando os seus.
Espero que este guia tenha conseguido esclarecer o que é copy e como ela pode ser útil no seu negócio!

Veja também

5 benefícios de contratar um freelancer de programação
Um freelancer de programação nada mais é do que um profissional qualificado que está disponível para aceitar diversos projetos e pode desenvolvê-los do jeito que você, cliente, está precisando.
Como cadastrar um Projeto na Codefreela? Vem tirar a sua ideia do papel!
Quer saber como cadastrar um projeto na Codefreela? Então esse conteúdo é pra você! Separamos algumas dicas e prints de tela, para ajudar você a fazer a melhor descrição para o seu projeto e garantir que nenhuma informação importante seja esquecida. Acompanhe:
Como manter o crescimento saudável da sua Startup?
Manter uma Startup é um desafio e tanto. O crescimento deste modelo de negócio é rápido e palpável.
Conheça 5 cursos totalmente gratuitos e online na área de TI
De um tempo para cá, à medida que a tecnologia avança, essa palavra — ou seria uma sigla? — vem se popularizando, quem nunca ouviu falar em TI?
Criar um app - Entenda quais são os passos para criação de um aplicativo de sucesso
Criar um aplicativo do zero é sempre um desafio e por esse motivo necessita de um planejamento bem executado para chegar ao sucesso que você objetiva. Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos usuários e há espaço para todos os desenvolvedores de app no mercado de trabalho.