0

Programador Freelancer: como negociar com o cliente e ter sucesso

É muito comum um programador freelancer fechar projetos mais baratos por não saber como negociar com o cliente. No entanto, o modelo freelancer de negócio está longe de ser perfeito. Na verdade, para ganhar muito dinheiro, é preciso entender que esse caminho pode ter algumas limitações. Além disso, o fato de iniciar uma negociação não é visto com bons olhos por muitos programadores freelancers. Isso porque, negociar valores pode parecer uma das partes mais complicadas e intimidantes do trabalho, pois nos força a sair da zona de conforto.

André Alencar

em 22/03/2021

Mas aprender a negociar é indiscutivelmente vital para o sucesso de qualquer negócio, inclusive um freela.

Neste guia direto ao ponto, serão abordadas as estratégias mais eficazes para ajudar você a negociar com mais facilidade, valorizar seu trabalho e melhorar o orçamento dos projetos de TI e Software nas plataformas freelancers.

E então, vamos lá?

6 estratégias de como negociar com o cliente

Você trabalha muito, mas no fim do mês não recebe tanto quanto gostaria?

Pois, sabia que para aumentar seus ganhos como programador freelancer, você precisa sair na frente durante as negociações.

Mas para isso, existem algumas habilidades que você precisa conhecer e desenvolver. Essas habilidades são uma parte vital do seu negócio como freelancer.

Tudo se resume a criar e manter um bom relacionamento com o possível cliente. No final da negociação, todas as partes devem estar felizes com o acordo.

1. Você pode cobrar por projeto

Se tem algo capaz de limitar o seu potencial de ganhos como programador freelancer, é trabalhar por hora.

Isso acaba criando um teto máximo de ganhos, que fica difícil de ultrapassar e compromete a capacidade de negociar horas adicionais caso haja alguma mudança no escopo do projeto.

Por exemplo, se o valor da sua hora é R$ 100,00 e você trabalha 6 horas úteis por dia. Nesse caso, seu máximo de ganho será de R$ 600,00 naquele dia.

Mas se você cobrar por projeto, o seu potencial de ganho é muito maior.

2. Negocie com base na percepção de valor

O valor cobrado em um projeto nunca deve ser determinado apenas pela sua experiência no mercado.

Por isso, o ideal é que você tenha uma ideia clara de como o seu trabalho beneficiará e entregará resultados no negócio do cliente.

Se você sente um grande desconforto ao pensar em negociar o preço do seu serviço, basta fazer uma simples pergunta ao cliente: “Que tipo de orçamento você tem em mente para esse projeto?”.

A resposta do cliente pode ser um grande indicativo para iniciar ou não uma negociação.

3. Mostre valor na sua proposta

Antes de qualquer negociação, você precisa convencer o potencial cliente de suas habilidades.

Afinal, o cliente está negociando porque ainda não se rendeu totalmente à sua proposta. Então, você precisa mostrar o valor do seu trabalho.

Aqui, o ideal é se colocar no lugar do cliente. Ele ainda não conhece você, não conhece seu trabalho, não tem uma conexão ou relacionamento.

Portanto, explique tudo o que você fará para resolver o problema dele, por exemplo, coleta de dados, pesquisa de desktop, análises, revisões, etc.

4. Preço

A primeira coisa que você deve fazer como programador freelancer é tabelar um valor mínimo pelo qual você está disposto a trabalhar. Não entre em nenhuma negociação sem ter claro esse valor.

O ideal seria você propor ao cliente um valor 10% acima do que realmente quer ganhar com aquele projeto.

Pois, se o cliente rejeitar essa proposta, provavelmente também rejeitaria se o preço fosse mais baixo.

Essa estratégia não fará você perder um cliente, mas sim selecionar os que realmente querem um bom projeto, pagando um preço justo por ele. Nunca negocie sob pressão!

5. Pratique seu argumento de venda

Se você não está conseguindo fechar com os clientes em potencial, com certeza tem espaço para melhorar seu argumento de venda.

Você pode começar analisando quantas propostas envia diária ou semanalmente e quantos projetos conseguiu fechar nos últimos meses.

Com os dados em mãos, é possível identificar as etapas que precisam ser reajustadas:

  • É preciso reescrever seu modelo de proposta?
  • Precisa melhorar a apresentação do seu serviço?
  • Você precisa melhorar as habilidades de negociação?

6. Use plataformas freelancer de maneira eficaz

As plataformas freelancers são incríveis para encontrar mais clientes. O mercado está sedento por profissionais autônomos, principalmente por programadores e desenvolvedores.

Nesses sites você pode pesquisar projetos, conversar com clientes, ser convidado para participar de projetos e enviar propostas diariamente.

Abaixo, estão listados as melhores plataformas freelancers para quem trabalha com projetos de TI e Software.

Plataformas Freelancers

99Freelas

O 99Freelas permite que o programador freelancer encontre e envie propostas para projetos na área de TI.

É uma das plataformas mais usadas atualmente, mas se quer que a sua proposta seja vista por mais pessoas, precisa pagar uma taxa premium mensalmente.

Na versão gratuita raramente algum cliente responde sua proposta.

Além disso, você só pode trocar contato com o cliente após ele pagar o primeiro projeto em que trabalharão juntos.

Workana

A Workana é uma plataforma que atua de forma semelhante ao 99 Freelas: para ser visto, é preciso pagar uma taxa mensalmente.

A diferença é que na Workana, até o presente momento, você não pode trocar dados de contato com cliente, nem mesmo após ele pagar o projeto. Do contrário, você será banido.

Trampos.co

Esse site oferece não somente oportunidades para freelas, mas também para quem quer trabalhar formalmente, seja em regime home office ou mesmo in loco.

No Trampos.co, o cadastro é gratuito e o site é de simples navegação. Mas assim como as outras plataformas, para sua proposta ter maior visibilidade, é preciso pagar um plano mensal ou anual.

Codefreela

O Codefreela é um site incrível e gratuito, focado em ajudar os profissionais de TI.

Além disso, chegou no mercado há pouco tempo e já tem milhares de clientes e projetos disponíveis.

A plataforma não cobra comissão dos freelancers, ou seja, não cobra nenhuma taxa sobre o pagamento dos freelancers.

O cadastro é rápido, fácil, gratuito e você não precisa pagar nenhuma mensalidade para que sua proposta seja visualizada.

Esteja pronto para ir embora

Se você usou todas as estratégias que abordamos neste guia, mas o cliente não está facilitando e você não está satisfeito com a negociação, é hora de sair da conversa.

Explique ao cliente que isso não funcionará. Além disso, não se apegue emocionalmente ao projeto, como se fosse o único disponível no mundo,

Mas de qualquer forma, como programador ou desenvolvedor freelancer, não deposite todas as esperanças em um único cliente.

Quanto mais clientes você tiver, mais confiante conseguirá ser, inclusive para negociar com os que forem chegando.

Concluindo

Um dos principais motivos que impede você de ganhar mais é a falta de habilidade para negociar.

E a melhor maneira de desenvolver essa habilidade é praticando com clientes reais. Não tenha medo de dar um passo à frente e conseguir o que deseja.

Agora que você terminou de ler este artigo e aprendeu a como negociar com o cliente, poderá colocá-lo em prática e fazer as mudanças necessárias para conquistar novos clientes e aumentar seu faturamento.

Então, se você está em busca de novas oportunidades para negociar e ganhar ainda mais, vem para o Codefreela!


Veja também

5 benefícios de contratar um freelancer de programação
Um freelancer de programação nada mais é do que um profissional qualificado que está disponível para aceitar diversos projetos e pode desenvolvê-los do jeito que você, cliente, está precisando.
Como cadastrar um Projeto na Codefreela? Vem tirar a sua ideia do papel!
Quer saber como cadastrar um projeto na Codefreela? Então esse conteúdo é pra você! Separamos algumas dicas e prints de tela, para ajudar você a fazer a melhor descrição para o seu projeto e garantir que nenhuma informação importante seja esquecida. Acompanhe:
Como manter o crescimento saudável da sua Startup?
Manter uma Startup é um desafio e tanto. O crescimento deste modelo de negócio é rápido e palpável.
Conheça 5 cursos totalmente gratuitos e online na área de TI
De um tempo para cá, à medida que a tecnologia avança, essa palavra — ou seria uma sigla? — vem se popularizando, quem nunca ouviu falar em TI?
Criar um app - Entenda quais são os passos para criação de um aplicativo de sucesso
Criar um aplicativo do zero é sempre um desafio e por esse motivo necessita de um planejamento bem executado para chegar ao sucesso que você objetiva. Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia dos usuários e há espaço para todos os desenvolvedores de app no mercado de trabalho.